SISTEMA ESCADA – DESCUBRA COMO FAZER CERVEJA EM CASA

     As etapas do processo cervejeiro podem ser feitas de diversas maneiras, tanto em casa quanto em grandes cervejarias, das mais sofisticadas até as mais simples. No último post foi visto um dos métodos mais práticos e baratos de se fazer uma cerveja em casa, o Brew In A Bag (BIAB). Desta vez vamos mostrar um outro método, que utiliza a gravidade para a transferência do líquido, em que a panela de uma etapa é sempre disposta em uma altura superior à da próxima etapa, dando o nome “sistema escada” ao processo. A grande vantagem desse método em relação ao BIAB é a comodidade, já que não é necessário fazer muita força ou elaborar um sistema de alavanca para erguer a grain bag/saco. Além disso, o sistema escada costuma alcançar eficiências maiores. A desvantagem é a necessidade de um maior investimento, já que esse método precisa de mais equipamentos que o BIAB.

Exemplos de sistema escada

sistemaescada01

 

O QUE É NECESSÁRIO?

Os itens mais importantes para se ter em mãos, quando se utiliza esse método, são:

1) 2 panelas de inox ou alumínio

2) 1 panela de inox ou alumínio com fundo falso ou bazooka

3) 3 fogareiros

4) Pedestal em formato de escada

     Recomendamos o uso de 3 fogareiros para que cada panela possa ser aquecida de forma independente. Isso traz flexibilidade e tranquilidade ao processo, garantindo um melhor controle das rampas de temperatura e um melhor resultado.

     O pedestal pode ser de diversos formatos, tamanhos e materiais. Costuma ser vendido pronto em algumas lojas de insumos cervejeiros, mas também é possível mandar fazer o seu próprio pedestal (recomendamos em madeira ou metal) ou até mesmo montá-lo utilizando itens de casa. Aqui entra a criatividade cervejeira, mas o importante mesmo é que a torneira de uma panela fique ligeiramente acima da próxima panela, para utilizarmos a gravidade a nosso favor! Na figura abaixo estão alguns exemplos de possíveis sistemas escada, para elaboração de uma boa cerveja caseira.

Exemplos de pedestais de sistema escada

sistema-escada03

 

COMO FUNCIONA O PROCESSO

     A primeira panela, que fica na posição mais alta da escada, é a panela de aquecimento de água. Nessa panela será aquecida a água para etapa de mosturação e para lavagem dos grãos. A segunda panela, que fica na posição intermediária da escada, é a panela de mosturação. Essa panela deve ter um fundo falso ou uma bazooka, pois nela também ocorrerá a clarificação do mosto. A panela de mosturação deve ficar na posição intermediária pois recebe água aquecida da primeira panela e também transfere o mosto clarificado para a última panela. A última panela é onde ocorre a fervura e deve ficar na posição inferior.  Tem dúvidas de como funciona o processo cervejeiro? Sugerimos a leitura desse post.

     Recomendamos fortemente que a última panela não fique muito próxima ao chão, apesar de ser a última da escada. O ideal é que ela esteja em uma posição alta o suficiente para transferir o mosto fervido ao fermentador, para novamente utilizarmos a gravidade a nosso favor! A figura abaixo ilustra um sistema escada que aproveita a altura em todas as etapas, até a transferência para o fermentador.

Sistema escada – das panelas ao fermentador

sistema-escada06

Se interessou pelo sistema escada? Ou prefere o BIAB? Ou ainda um sistema muito louco que você mesmo idealizou? Troque uma ideia com a gente nos comentários! Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e seguir com o movimento das cervejas caseiras e artesanais!

Ajude a divulgar a cultura cervejeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *